Atividade 64 / 2011

Disciplina: Matemática
Ano de Escolaridade: 2º e 3º Anos de Escolaridade

Data: 21/11/2011, 22/11/2011, 23/11/2011 e 24/11/2011
Turno: Manhã e Tarde

Professora: Maria Helena, Mara Débora e Elizabete
Conteúdo: Sistema Monetário Brasileiro

Programa Utilizado: Internet (software Educar brincando)

Objetivo(s):

  • Compreender como surgiu o dinheiro e a noção de salário
  • Entender as mudanças ocorridas no Sistema Monetário Brasileiro
  • Refletir sobre qual a melhor maneira de lidar com o dinheiro
  • Discutir o tema: Dinheiro traz felicidade?

Desenvolvimento: A aula é introduzida através de uma conversa informal a respeito do surgimento do dinheiro, em seguida os alunos observam a “História do Dinheiro” em quadrinhos. Dando continuidade a atividade, o professor explica aos alunos as mudanças ocorridas no sistema monetário até a nossa atualidade com o Plano Real. Os alunos são levados a pensar sobre a importância de economizar seu próprio dinheiro, e realizam um teste para saber como lidam com isso. Para finalizar a atividade os alunos assistem o vídeo da Canção Nova “O Filho Pródigo e discutem o tema: "dinheiro traz felicidade?"

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1584

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5310

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3034




Atividade 63 / 2011

Disciplina: Português
Ano de Escolaridade: 4º e 5º Anos de Escolaridade

Data: 21/11/2011, 22/11/2011, 23/11/2011 e 24/11/2011
Turno: Manhã e Tarde

Professora: Isabella, Clícia, Rosélia e Edilane
Conteúdo: Produção de Texto (Fábula)

Programa Utilizado: Internet e Word

Objetivo(s):

  • Conhecer e compreender o que é uma Fábula.
  • Identificar a moral da história;
  • Realizar pesquisas na internet;
  • Construir uma nova fábula a partir da que foi pesquisada

Desenvolvimento: O professor da turma, junto ao professor do laboratório, apresentará aos alunos algumas fábulas contadas em pequenos vídeos da internet. Logo em seguida será mostrada a eles a fábula em forma de texto. Os alunos serão motivados a perceber o que diferencia uma fábula de outros textos narrativos. Em seguida será solicitado que realizem uma pesquisa na internet, tendo como tema “Fábulas de Esopo”. Cada dupla buscará uma fábula de sua preferência e, com a orientação do professor irá construir uma nova.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1529

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1540

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1539


Atividade 62 / 2011

Disciplina: Matemática
Ano de Escolaridade:
4º Ano de Escolaridade

Data: 16/11/2011 e 17/11/2011
Turno: Manhã e Tarde

Professora: Isabella e Clícia
Conteúdo: Adição, Subtração e Multiplicação
Programa Utilizado: Power Point e Internet

Objetivo(s):

  • Efetuar expressões algébricas;
  • Efetuar continhas de adição, subtração e multiplicação

Desenvolvimento: Em dupla os alunos se divertem no “Jogo do Estacionamento” do Prof Comenius, que é um jogo de matemática com diversas utilidades. No nosso caso, realizaremos o jogo que envolve as expressões algébricas. O desafio desse jogo é estacionar os carros nas vagas corretas, fazendo as associações, ou seja, efetuando as operações. Os alunos usam o teclado para movimentar os carros e estacioná-los no lugar certo, após efetuarem as continhas.

http://fotoenseada.sites.uol.com.br/NetDemoEstacMat.html




Atividade 61 / 2011

Disciplina: Português
Ano de Escolaridade:
2º Ano de Escolaridade

Data: 16/11/2011 e 17/11/2011
Turno: Manhã e Tarde

Professora: Maria Helena e Mara Débora
Conteúdo: Escrita de Palavras

Programa Utilizado: Internet (software Educar brincando)

Objetivo(s):

  • Exercitar a escrita de palavras variadas

Desenvolvimento: Os alunos observam a figura dada e clicam nas letras dadas para formar o nome do objeto.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1889

Atividade 60 / 2011

Disciplina: Português
Ano de Escolaridade:
1º Ano de Escolaridade e Programa Alfa e Beto

Data: 16/11/2011 e 17/11/2011
Turno: Manhã e Tarde

Professora: Roberta, Érika e Maria Carol
Conteúdo: Jogo dos 7 Erros

Programa Utilizado: Internet (software Educar brincando)

Objetivo(s):

  • Exercitar a atenção e concentração

Desenvolvimento: Os alunos devem observar as imagens e identificar os 7 erros existentes em uma das figuras. Em dupla os alunos fazem a comparação entre as figuras e exercitam o pensamento de forma lúdica.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=46

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=47

Atividade 59 / 2011

Disciplina: Português
Ano de Escolaridade:
5º Ano de Escolaridade

Data: 07/11/2011 e 08/11/2011
Turno: Manhã e Tarde

Professora: Rosélia e Edilane
Conteúdo: Advérbio
Programa Utilizado: Power Point e Internet

Objetivo(s):

  • Compreender o que é um advérbio numa frase
  • Classificar os advérbios

Desenvolvimento: Nesta atividade os alunos inicialmente ouvem uma explicação sobre o que é um advérbio, posteriormente classificam-nos em: afirmação, modo, lugar, tempo, negação, dúvida, intensidade.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1765

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3503



Atividade 58 / 2011

Disciplina: Matemática
Ano de Escolaridade:
4º Ano de Escolaridade

Data: 09/11/2011 e 10/11/2011
Turno: Manhã e Tarde

Professora: Isabella e Clícia
Conteúdo: Horas
Programa Utilizado: Power Point e Internet

Objetivo(s):

* Aprender a ver horas num relógio analógico

Desenvolvimento: Em dupla, numa das atividade os alunos devem ajustar os ponteiros do relógio para a hora indicada, em seguida, realizam outra atividade relacionando a hora dada (digital) ao relógio (analógico). De forma lúdica os alunos exercitam seus conhecimentos.

http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras/

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5792

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3834




Atividae 57 / 2011

Disciplina: Português
Ano de Escolaridade: 2º e 3º Anos de Escolaridade

Data: 07/11/2011 à 10/11/2011
Turno: Manhã e Tarde

Professora: Maria Helena, Mara Débora e Elizabete
Conteúdo: Substantivos (Aumentativos Irregulares)

Programa Utilizado: Internet (software Educar brincando) Power Point e Excel

Objetivo(s):

  • Reconhecer o grau aumentativo dos substantivos
  • Exercitar o que aprenderam em sala de aula
  • Relacionar o grau aumentativo irregular dos substantivos

Desenvolvimento: Os alunos aprendem um pouco mais sobre os aumentativos irregulares, relacionando corretamente as colunas e exercitando o que aprenderam.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3762

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3761

Atividade 56 / 2011

Disciplina: Português
Ano de Escolaridade:
1º Ano de Escolaridade e Programa Alfa e Beto

Data: 09/11/2011 e 10/11/2011
Turno: Manhã e Tarde

Professora: Roberta, Érika e Maria Carol
Conteúdo: Escrita de Palavras

Programa Utilizado: Internet (software Educar brincando)

Objetivo(s):

  • Exercitar a escrita e leitura de palavras variadas

Desenvolvimento: Os alunos devem observar as imagens e realizar as atividades propostas, em dupla, escrevendo o nome do animal que aparece na tela.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1423

Atividade 55 / 2011

Disciplina: Ciências / Educação Física
Ano de Escolaridade: 4º e 5º Anos de Escolaridade

Data: 24/10/2011 à 27/10/2011 e 31/10/2011 à 03/11/2011
Turno: Manhã e Tarde

Professora: Isabella, Clícia, Rosélia e Edilane
Conteúdo: Atividade Física e Alimentação Saudável
Programa Utilizado: Power Point e Internet

Objetivo(s):

  • Reconhecer a importância e os benefícios da atividade física para a nossa saúde;
  • Compreender quais alimentos são mais saudáveis para o nosso consumo e quais devemos evitar;
  • Compreender os fatores que influenciam na obesidade.

Desenvolvimento: Nesta atividade os alunos acompanham a explicação do professor através de slides informativos, emitem suas opiniões sobre o assunto e em seguida fazem um pequeno texto apontando suas principais considerações sobre o tema abordado.

http://escolakids.uol.com.br/atividades-fisicas.htm

Atividade 54 / 2011

Disciplina: Ciências
Ano de Escolaridade: 3º Ano de Escolaridade

Data: 25/10/2011 e 01/11/2011
Turno: Manhã e Tarde

Professora: Elizabete
Conteúdo: Animais Vertebrados e Invertebrados

Programa Utilizado: Internet (software Educar brincando)

Objetivo(s):

  • Reconhecer as características dos animais vertebrados e invertebrados
  • Classificar os tipos de animais vertebrados (aves, mamíferos, peixes, répteis e anfíbios)

Desenvolvimento: Os alunos acompanham a explicação do professor e em seguida realizam diversas atividades sobre os animais, em especial, os animais vertebrados. Em sala de aula exercitam o que aprenderam.

http://www.coceducacao.com.br/2006/ativint/jogos/jogofront/0,5982,POR-78-1,00.html

http://www.sobiologia.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=NomeInsetos

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biokids/Biokids2.php

http://www.bitpop.com.br/jogos/passatempo_cacapalavrasanimais.php

Atividade 53 / 2011

Disciplina: Matemática
Ano de Escolaridade:
2º Ano de Escolaridade

Data: 26/10/2011, 27/10/2011, 02/11/2011 e 03/11/2011
Turno: Manhã e Tarde

Professora: Maria Helena e Mara Débora
Conteúdo: Seqüência Numérica

Programa Utilizado: Internet (software Educar brincando)

Objetivo(s):

  • Completar a seqüência de números dados corretamente (de 2 em 2, de 3 em 3, etc)

Desenvolvimento: Os alunos devem completar a seqüência de numerais dada, obedecendo aos “aumentos” pedidos, ou seja, de 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4 e 5 em 5. Nesta atividade (jogo do Bob Esponja), os alunos exercitam o cálculo e consequentemente aplicam a multiplicação, visto que esta tem sido uma dificuldade da turma.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3838



Atividade 52 / 2011

Disciplina: Português

Ano de Escolaridade: 1º Ano de Escolaridade e Programa Alfa e Beto

Data: 19/10/2011 e 20/10/2011
Turno: Manhã e Tarde

Professora: Roberta, Érika e Maria Carol
Conteúdo: Escrita de palavras com m e n

Programa Utilizado: CD de Consciência Fonológica

Objetivo(s):

  • Leitura e Escrita de palavras com M ou N

Desenvolvimento: Os alunos devem observar as imagens e realizar as atividades propostas, em dupla. De forma bastante diversificada, os alunos efetuam atividades de leitura, escrita, caça-palavras, entre outras.